(...)
Introdução
1. Assistência Psiquiátrica em Itapira
Em 1937 iniciaram-se, liderados por pessoas ligadas à doutrina espírita, os trabalhos do Instituto Bairral de Psiquiatria, na época denominado de Sanatório "Américo Bairral". Dada a escassez de recursos em toda região vizinha à Itapira para atender pessoas com problemas mentais, logo o Instituto Bairral tornou-se um centro de atendimento em psiquiatria.
In: http://www.itapira.sp.gov.br/saude/rede_basica/programas/saude_mental/index.jsp
E também:
Desde a criação em 1937 do Sanatório Américo Bairral, hoje Instituto Bairral de Psiquiatria, e, posteriormente, com a criação da Clínica Santa Fé e da Clínica de Repouso de Itapira, o município de Itapira é identificado no país, e até mesmo no exterior, como um centro de atendimento psiquiátrico hospitalar. Tornou-se, assim, um núcleo hospitalocêntrico no que se refere à saúde mental.
Desse modo, com três hospitais disponíveis para o atendimento da maioria dos transtornos mentais e de comportamento, incluindo aqueles decorrentes do uso de álcool e de outras drogas, praticamente nada foi feito nesse sentido em atendimento alternativo pela saúde pública.
In:http://www.itapira.sp.gov.br/saude/saude_mental/CAPSad/projeto_completo.jsp
Nossa, que legal, olhando o outro post pude notar que Barbacena,Mg e Itapira ,Sp eram referência nacional (talvez até internacional) e que por isso começaram a ficar superlotados e coisa e tal. Bacana mesmo que eles eram eficientes assim né? Né? hein? ahn? que? se alguém se "curou"? Uhn...
Nenhum comentário:
Postar um comentário